terça-feira, 2 de abril de 2013

Memórias

Memória RAM → Random Acess Memory

O computador precisa de algumas peças para funcionar, e a memória RAM é uma das principais. Como você já deve saber, o processador funciona como o cérebro da máquina, porém, ele não tem uma memória muito grande.

(Modulos de Memória RAM)

A função da memória RAM é guardar dados temporariamente para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. Só para deixar mais claro, todo aplicativo ou jogo que você abre precisa guardar os arquivos mais usados em algum lugar, daí a necessidade da RAM.

Memória ROM → Random Only Memory

(Modulo de memoria ROM)

Aqueles que nunca ouviram falar da ROM certamente conhece um primo próximo desse tipo de memória, o CD-ROM, uma mídia ótica que permite apenas a leitura de dados. Ou seja, você não pode gravar arquivos em um CD-ROM, apenas executar ou visualizar o que já estiver nele.

Basicamente, essa é a função da memória ROM: oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.

Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas que o estudante pode realizar ao usá-la. Já no caso de celulares, normalmente as ROMS carregam o sistema operacional e os softwares básicos do aparelho.

Memória Cache → SDRAM → Synchronous Dynami Random Only Memory

(Memoria Cache integrada ao processador)

Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM.A taxa de acerto típica pode variar entre 80% e 99%, localizada entre a memória principal eo processador central.

Existe dois tipos de memória cache, uma que fica dentro do processador e outra que fica na placa-mãe, esses tipos de memória é o que possibilita o armazenamento de endereços que a memória normal faz quando vai ler algum arquivo.

Por exemplo: Abrindo um arquivo de word, ou seja, quando vc abre um arquivo de texto do word sempre demora mais do que voce abrindo o mesmo arquivo pela segunda vez, ja percebeu isso? isso ocorre porque na primeira vez que vc executou o arquivo sua memoria leu o arquivo no HD com a ajuda do processador certo? e quando voce abriu pela segunda vez a memória cache guardou o endereço e dessa vez não vai precisar ficar procurando nada mais para executar, ou seja, executa imediatamente sem depender de tantos periféricos possibilitando uma maior velocidade na execução do arquivo graças a memória cache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário